domingo, 23 de julho de 2017

A minha lembrança mais feliz em viagem

Para além de todas aquelas "típicas" lembranças de fazer uma viagem em família ou ver algo ou alguém que queríamos muito ver, a minha lembrança mais feliz numa viagem a "solo" e enquanto crescido foi em Budapeste, na Hungria. Pode ter sido algo muito trivial para o resto da população mas para mim foi algo com imenso significado.

Tudo se passou à hora de almoço, no meu primeiro dia completo em Budapeste. Eu e alguns dos meus amigos estávamos, no hostel, a limpar tudo aquilo que tínhamos sujado para fazer o almoço. Uns estavam a lavar a loiça e eu e outros estávamos a confraternizar. Tudo aconteceu por causa da mesa comum estar suja. Como não me custava nada, levantei-me, peguei num pano e fui limpar a mesa. Depois de limpa, uma senhora idosa, que vivia numa casa vizinha ao hostel e que estava lá aquela hora, disse-me qualquer coisa em húngaro e como seria de esperar não percebi nada. A recepcionista traduziu, e após ver o meu sorriso, a senhora vem à minha beira e dá-me um abraço super apertado. 

Este simples gesto fez-me lembrar os meus avós e o quanto sou ligado aos mais velhos. Naquela altura, e ainda sem eu saber, o meu avô estava com uma doença gravíssima e a minha avó, que me criou desde os meus 10 dias de idade, já tinha falecido, por isso, senti, naquele "simples" abraço, a presença de ambos, sendo que de um deles estava "apenas" a uns milhares de quilómetros de distância. 

O conteúdo daquela mensagem em húngaro foi, mais ou menos, isto: "É estranho ver um homem a levantar-se do sofá e ajudar, limpando aquilo que está sujo. Ainda mais quando é um jovem. Gostei muito de ver.". A partir deste momento passei a fazer sempre isso, não para receber elogios ou abraços, mas para facilitar a vida aos outros, quando o posso muito bem fazer e para me lembrar sempre desse adorável momento. Gostava de ver outra vez essa senhora e agradecer-lhe por aquele simples gesto, gesto que fez com que fosse a minha lembrança mais feliz de todas as minhas viagens.




Em viagem, qual é a vossa lembrança mais feliz. Contem-me nos comentários!

*Quote/Fotografia retirada do Google*

2 comentários:

  1. Que amooooor! E foi algo tão simples! Que memória tão bonita ainda por cima de uma cidade que tanto amei!

    ResponderEliminar